quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Jornalismo e Escravidão: O que os jornais publicavam sobre os escravos no inicio do século XIX


        Imagem de skeeze por Pixabay

Autor: Jailson Mendes

          Uma das mais tradicionais fontes de informação com certeza é o nosso jornal impresso, e o Diario de Pernambuco tem o título de ser o periódico mais antigo da América Latina, é isso mesmo, esse jornal foi fundado no Recife em 1825 por Antonino José de Miranda Falcão (tipografo), quando a cidade ainda nem era a capital do estado pernambucano. O jornal trazia as principais notícias para a população, os fatos ocorridos, anúncios de produtos, anúncios de vendas, anúncios de festas, lista de empregos, entre outras grandes utilidades que o jornal fornecia a população.

A partir do jornal as pessoas podiam saber mais rápido as notícias da comunidade e publicar informações de seu interesse. Como a sociedade brasileira nessa época era escravista também era natural que notícias sobre escravos fossem publicadas nesse periódico, assim as pessoas tinham acesso mais rápido quando algum escravo fugia, quando era posto à venda ou quando o dono de escravo queria alugar o seu cativo.

Para os escravos a chegada do jornal não foi nada bom, afinal o seu nome era divulgado assim como o seu tipo físico quando este tentava se desvencilhar das garras de seus donos, com seus dados sendo circulados e com gratificação para quem o pegasse as fugas se tornavam cada vez mais difíceis, essa divulgação do fugitivo ajudava o capitão do mato (homem que perseguia os escravos foragidos a mando dos proprietários) facilitando o seu trabalho para a captura dos escravos.

          Muitos anúncios eram publicados no jornal, de escravos que fugiam, de escravos que eram posto à venda, até mesmo de pessoas que queriam comprar escravos. Mas com o tempo já depois da segunda metade do século XIX muitos jornais começaram a escrever contra a escravidão, apoiando os abolicionistas, afinal a mentalidade do povo estava mudando, graças a Deus. 

Anúncios do Diario de Pernambuco de 1842:





Nenhum comentário:

Postar um comentário