segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Gavrilo Princip: Entenda Um Pouco Mais do Jovem Que Ocasionou o Estopim da Primeira Guerra Mundial


 Autor: Jailson Mendes

Tem homens e mulheres que com apenas um ato registram seus nomes na História, ficando lembrados por toda a sociedade de geração após geração, uma dessas pessoas com certeza foi o jovem Gavrilo Princip, ao assassinar o príncipe do império Austro-húngaro e sua esposa enquanto andavam de carro pelas ruas de Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina, esse foi o pretexto para que as grandes potências capitalistas entrassem em guerra em busca de dominação territorial.  

Mas quem foi Gavrilo Princip? E que motivos teria para matar um príncipe? Quando estudamos a Primeira Guerra Mundial, vemos que o estopim para a guerra foi justamente esse assassinato, ai passamos para frente com o império Austro-húngaro declarando guerra a Sérvia, a Rússia se prontificando em favor dos sérvios, a Alemanha aliada do império austríaco declarando guerra a Rússia e depois a Bélgica e a França, a Inglaterra declarando guerra à Alemanha despois que está invade a Bélgica; guerra de movimento, guerra de trincheira, e por ai vai até chegarmos a capitulação da Alemanha em 1918. Mas, espere! O que aconteceu com Gavrilo Princip? Quem foi ele afinal?

Gavrilo nasceu na Bósnia, com tudo seus pais tinham descendência servia, foi para a capital, Sarajevo, aos 13 anos para dar continuidade aos seus estudos e viajou em 1910 para a Sérvia com o intuito de terminar a sua formação, lá ele se envolve com uma organização extremista que tinha como objetivo tomar o País da Bósnia do império Austro-húngaro que desde 1908 exercia uma forte influência aquele território. Essa organização chamada de “Mão Negra” queria unir os países da Sérvia e da Bósnia, criando assim a Grande Sérvia, para esse fim esse grupo levantava a bandeira do pan-eslavismo (a união dos povos eslavos) e viam como medidas o terrorismo, alimentando o ódio dos jovens contra o império Austríaco.

Para resolver questões políticas o arquiduque herdeiro do trono austríaco Francisco Ferdinando marcou uma viagem para Sarajevo e estaria na capital da Bósnia em 28 de junho de 1914. Sabendo da data previamente a “Mão Negra” treinou vários jovens para assassinar o príncipe, o grupo tinha a ideia de que ao matar o herdeiro do trono o império Austríaco entraria em declínio, um desses jovens que passaram por esse treinamento foi o Gavrilo Princip, e junto com outros jovens se misturou com a multidão no momento em que o príncipe passeava de carro aberto nas Ruas de Saravejo. Um dos jovens terroristas ainda tentou executar o plano jogando uma granada no carro do arquiduque, mas o motorista percebeu e conseguiu desviar o carro a tempo, a oportunidade então cai nas mãos de Gavrilo que ao ver o herdeiro do trono em sua frente rapidamente dispara e mata tanto o arquiduque Francisco Ferdinando quanto a sua esposa Sofia de Hohenberg.

Gavrilo foi preso ainda no local, seus amigos foram presos também, apenas Gavrilo não teve uma sentença de morte devido ainda não ter 21 anos, ele foi condenado a prisão perpetua e em 1918 ele morre vítima de tuberculose.     

Sugestão de Leitura:

Revista História Em Curso, 1ª Guerra Mundial, Ano II, N˚ 18.  

2 comentários:

  1. Que história interessante. Ainda no outro dia falei do jovem gavrilo numa aula. Obrigada por partilharem a sua história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado Laura, a história de Gavrilo é pouco estudada nas escolas.

      Excluir