quarta-feira, 18 de novembro de 2020

A Memória Viva do Quilombo de Palmares

            


Autor: Jailson Mendes

Sabemos que a cada 20 de novembro é comemorado o dia da consciência negra, principalmente pela comunidade afro-brasileira, nesse dia é lembrado a morte de Zumbi, líder guerreiro do quilombo dos Palmares, ele foi morto poucos dias depois do fim de Palmares, mas desde 1970 que a comunidade negra no Brasil não vê essa data como um dia de luto mais sim como um dia de luta e Zumbi como um símbolo de resistência. O 20 de novembro surgiu a partir de uma reflexão sobre o dia 13 de maio de 1889 (dia este que é comemorado a lei áurea assinada pela princesa Izabel que estava regendo o trono do império na ausência de seu pai d. Pedro II), a lei pode até ter libertado os escravos, mas os mesmo após a liberdade foram “largados nas ruas” sem qualquer ajuda por parte do governo, sem ter nenhuma lei assistencialista que os amparasse. Foi a partir desse tipo de discursão que decidiu-se não comemorar o 13 de maio e em busca de uma nova data que realmente representasse os ideais de luta dos afro-brasileiros chegou-se ao 20 de novembro como expressão máxima de resistência.

Palmares se originou no final do século XVI entre os anos de 1580-1590, esse período foi o começo da famosa “União Ibérica”, onde o rei Felipe IV da Espanha tornou-se também rei de Portugal sendo chamado pelos portugueses de Felipe I, mas foi com a invasão holandesa que o quilombo cresceu rapidamente devido as batalhas dos holandeses e dos colonos muitos engenhos foram prejudicados com as fugas em massa dos cativos que rumavam para Palmares em busca da liberdade. Em seu auge Palmares teve entre 20 à 30 mil habitantes, os quilombolas viviam da agricultura e do artesanato, seu excedente era vendido para as comunidades vizinhas mostrando assim a força produtiva e autossustentável de Palmares.

O quilombo era dividido em mocambos (núcleos populacionais) e cada mocambo tinha seu próprio líder e esses escolhiam um rei que deliberava em questões de desrespeito a todos os mocambos. O mocambo principal e mais numeroso era o dos macacos este sendo também mais protegido e de difícil acesso. Seus dois grandes reis foram Gangazumba e Zumbi. Gangazumba se destacou por sua diplomacia ao tratar da paz entre o quilombo e o governador da capitania de Pernambuco durante os anos de 1670.

Após a morte de Gangazumba (ele teria sido envenenado enquanto negociava a paz tão desejada), assume Zumbi este dispensa a diplomacia de seu antecessor e prepara os guerreiros do quilombo para a defesa e o ataque aos colonos senhores de escravos, após sofrerem várias baixas de Zumbi e seus guerreiros os escravocratas que queriam tanto se apossar daquelas terras quanto recuperar seus escravos fugidos contratam os serviços de Domingos Jorge Velho, um experiente bandeirante de contrato famoso por acabar com revoltas de indígenas e de negros, as batalhas foram cruéis mais Palmares finalmente ruiu perante a força dos canhões (isso mesmo foram utilizados canhões para romper as defesas de Palmares), muitos negros foram mortos durante os combates, outros tantos foram capturados e muitos para não perderem a liberdade e se submeterem a escravidão se suicidaram pulando dos penhascos (hoje muitos estudiosos vem o ato de retirar a própria vida por parte dos negros como última forma de resistência contra a escravidão), zumbi e uns poucos guerreiros conseguiram bater em retirada mas foram encontrados e mortos no dia 20 de novembro.

Assim hoje vemos a história de Palmares e de Zumbi como símbolos de resistência, lembrando dos três séculos de escravidão, das lutas e conquistas que a população negra conseguiu, principalmente ao longo do século XX, do enfrentamento contra o racismo que ainda persiste nos dias de hoje embora que de maneira disfarçada. Espero que essa data nos impulsione a lutarmos todos os dias por uma sociedade mais justa e igualitária onde todos possamos ter as mesmas oportunidades independentemente de cor, sexo ou religião.

Sugestão de leitura:

Livro “História do Brasil”, Boris Fausto.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário