domingo, 23 de janeiro de 2022

Egito Antigo: A Cidade Perdida de Luxor


  Foto de Spencer Davis no Pexels

Autor: Jailson Mendes

     Desde criança já sentia certo fascínio pelo Egito, afinal quem não fica fascinado pelas pirâmides, pela esfinge, pelos obeliscos, pelos diversos tempos e pelos hieróglifos, há séculos que o Egito vêm chamando atenção de curiosos e pesquisadores, seja por suas belezas já descobertas ou pelas que podem ser descobertas, é um país que ainda contém muitos mistérios e uma recente descoberta poderá ajudar a entender melhor parte de seu passado, em setembro de 2020 foi descoberta uma cidade soterrada pelas areias do deserto apelidada de "cidade de ouro perdida de Luxor" ela pode revelar com maior clareza os reinados de Amenófis III e de seu filho Akhenaton. 

    A cidade provavelmente fora construída durante o reinado de Amenófis III, visto que encontraram muitos registros em hieróglifos que remetem a época desse soberano, esse faraó governou o Egito de 1405 a 1367, seu reinado foi considerado o apogeu da civilização egípcia, apesar de ter alguns atritos com a classe sacerdotal de Tebas, por conta do centralismo religioso adotado pelo Faraó e dando um maior privilegio ao culto a Aton (o deus Sol). 

    Quando seu filho Amenófis IV assume o poder, mirabolantemente ele se desgarra de toda tradição politeísta da cultura egípcia, cortando assim os laços com Mênfis e Tebas e erguendo uma nova cidade Tell El-Amarna (Akhetaton), onde começa a pregar um monoteísmo cultuando o deus Aton, ele também muda o próprio nome para Akhenaton, seu reinado durou de 1370 a 1357 (apenas 13 anos de reinado), com a sua morte tanto a nova cidade quanto o monoteísmo são abandonados pelo novo faraó Tutankhamon que refaz as alianças políticas e religiosas com os sacerdotes de Mênfis e Tebas.

    A descoberta dessa cidade pode trazer mais informações sobre esses reinados, nela foram encontrados muitos artefatos desse período como vasos, cerâmicas, um tipo de padaria, utensílios do cotidiano egípcio, as paredes altas mostram como era arquitetura do período, além do descobrimento de um cemitério repleto de lapides. A descoberta foi feita em setembro de 2020 e ainda está sendo estudada pelos arqueólogos.                 

Um comentário:

  1. Por falar em descobertas egípcias, foi descoberto recentemente Partes de esfinges do faraó Amenofis III, confira essa descoberta no link abaixo:

    https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2022/01/partes-de-esfinges-do-farao-amenhotep-iii-sao-descobertas-em-luxor.html

    ResponderExcluir